economia com maior velocidade da internet

Por que utilizar um velocímetro de velocidade de internet pode gerar economia na sua fatura?

O que muita gente não sabe é que usar um velocímetro de velocidade de internet pode fazer com que a fatura mental tenha uma redução significativa. Mas como isso pode acontecer? Acredite, é bem simples. O que você precisa é fazer seu teste de conexão todos os dias, assim você terá certeza de que sua velocidade está dentro dos limites contratados.

Para que serve um velocímetro?

Essas plataformas têm uma única função: Medir a velocidade da sua navegação. Em geral, os resultados expostos ao final do processo são bem simples e fáceis de ser interpretados. É recomendado que todos os usuários, pelo menos uma vez ao dia façam esse procedimento. Infelizmente há muitas provedoras que cometem práticas abusivas em seus serviços e acabam oferecendo uma velocidade abaixo do esperado, além de muitas vezes, fazerem propagandas enganosas.

Como saber se minha internet está abaixo da velocidade?

Para ter certeza de que sua conexão não está funcionando como deveria, faça o teste pelo menos duas vezes ao dia, em específico no horário de pico (entre às 10h e às 22h). Devido à demanda do fluxo de sinal, pode ser que haja instabilidade, e é por aí que você vai verificar a qualidade do serviço contratado junto a sua operadora.

Em 2014 a Anatel determinou que todas as provedoras precisam fornecer, no mínimo 40% da velocidade da internet contratada pelo cliente, ou seja, se essa Resolução for desrespeitada, o consumidor pode entrar com processo judicial. Entretanto, isso só é possível se a ineficiência do serviço prestado for devidamente comprovada. Para que você consiga exigir seus direitos, faça o teste todos os dias durante um mês. Não se esqueça de armazenar seus dados por meio de relatórios, ou até mesmo com ‘print screen’ da tela.

Para dar consistência aos seus argumentos, realize pelo menos dois testes diferentes em dispositivos distintos, isso auxiliará caso a operadora afirme que o problema está em seu computador, por exemplo.

Assim como qualquer outra relação comercial estabelecida entre contratante e contratada, a provedora de internet deve cumprir tudo o que está no contrato, bem como tudo que ofereceu quando o cliente adquiriu determinado plano. Por esse motivo, a empresa precisa respeitar de forma plena todos os artigos contidos no Código do Consumidor, sob pena de punições de acordo com a Justiça (indenização, multas, etc).

Como utilizar um velocímetro de velocidade de internet pode me ajudar a economizar? –h2

Com tal resolução da Anatel, todas as operadoras que descumprirem essa exigência, são obrigadas a descontar os dias de lentidão e instabilidade da internet. Ou seja, se você tiver um plano de R$130,00, por exemplo, e paga por 24 horas de conexão por dia, durante o mês você terá usufruído 720 horas de navegabilidade. Ao longo dos testes, marque quantos dias o serviço não funcionou corretamente. Basta multiplicar o valor do seu plano (130) pela quantidade de horas diárias (24), posteriormente divida esse número pela quantidade de horas no mês (720).

Então se você passou um dia sem internet, você terá uma economia de R$4,33.

Viu só como é fácil?

Como faço para resolver esse problema?

Se a lentidão e a ineficácia da sua conexão persistirem, você deve entrar em contato com sua operadora e exigir uma solução imediata, visto que uma internet lenta traz inúmeros outros problemas ao cliente. Caso a situação ainda não seja resolvida, a única solução é pedir o cancelamento do serviço e recorrer a outra provedora de internet.

Mas se ainda você se sentir lesado pela empresa, pode também ir até a Justiça por meio do Procon para exigir os seus direitos. Acredite: muitas corporações acabam agindo de má fé porque simplesmente não acreditam que o consumidor vá checar diariamente a velocidade de sua conexão.

Não deixe de utilizar um velocímetro com frequência.

Lembre-se: Você precisa ficar atento aos seus direitos como consumidor, não deixe que práticas abusivas e propagandas enganosas afetem seu dia a dia.

Para evitar dores de cabeça, uma opção é pesquisar sobre a operadora e checar se ela realmente tem um compromisso com seus usuários, pergunte a amigos, familiares e pesquise mais sobre os planos oferecidos pela mesma. Só assim você terá mais segurança e tranquilidade.