Ganhar Dinheiro com Vídeos – Dicas Para Criar Vídeo

Uma das possibilidades de comunicação que mais ganham espaço na atualidade é a criação de vídeos. Eles podem ser publicados em canais do YouTube, postados nas redes sociais ou mesmo em blogs e sites.

Sim, eles são ótimos. Mas você sabe quais são as vantagens de se publicar um vídeo? Vamos listar algumas:

  1. Recursos visuais despertam atenção, especialmente se acompanhados de um bom áudio;
  2. São consumidos facilmente, ou seja, não demandam muito esforço por parte da audiência para ser assistido;
  3. São facilmente compartilháveis, mais ainda quando são mais curtos, em arquivos menos pesados;
  4. Podem ser arquivados para alguém ver e rever, assistir quantas vezes quiser;
  5. São ótimos recursos visuais para um tutorial, uma demonstração, venda de produtos que precisam ser mostrados e geram credibilidade pela imagem apresentada.

Contudo, é preciso muita atenção aos detalhes no momento de criar um vídeo. O que deveria ser um recurso para benefício usado com boa intenção pode se tornar um agravante no sentido de prejudicar a sua imagem profissional, da sua marca ou produto.

Veja as dicas a seguir para a produção com um vídeo de qualidade:

  • Planejamento: crie um roteiro de gravação; se possível anote o que deverá ser dito, ao menos em pontos relevantes para não se perder e não esquecer nada importante;
  • Verifique o tempo do vídeo, estatísticas mostram que vídeos de menor duração têm mais chances de serem assistidos. Se o seu objetivo é publicar no YouTube, é bom lembrar que existem métricas que calculam o tempo que uma pessoa gastou com o seu vídeo, isso o ajuda a ranquear nos motores de busca.
  • Parte técnica: em qual ambiente você pretende gravar? Tem boa iluminação? Verifique o áudio, faça diversos testes antes de iniciar sua gravação de fato. Além disso, o cenário que compõe o ambiente também influencia a experiência de quem o assiste, bom gosto ajuda aqui também.

como produzir vídeos para o youtube e ganhar dinheiro

Gravando Tutoriais

Dependendo do seu objetivo, alguns recursos podem ser incluídos. Um bom exemplo é na gravação de tutoriais em que o uso de telas, quadro branco ou PowerPoint se encaixam muito bem.  O mesmo vale para palestras, webnars e aulas em geral. Esteja atento ao microfone.

Para o uso de slides em vídeo, uma indicação é o PowerPoint Mix, uma ferramenta que inibe a imagem do locutor e exibe a tela dos slides, sendo trocadas uma a uma conforma a locução. Especialmente se o falante não tiver uma imagem tão apreciável ou desinibida, este recurso se torna um grande aliado.

Se o vídeo for ao ar livre, os cuidados se redobram, principalmente na questão da iluminação e do áudio. Conforme o seu objetivo, vale apena considerar a contratação de um profissional para elevar a qualidade do produto final.

De todas as dicas para a produção de um vídeo, a mais importante é estar atento ao seu conteúdo. Você pode fazer a produção mais incrível e até hollywoodiana possível, e mesmo assim não agradar, se o conteúdo não agrega valor ao formato.

Conclusão

Entenda que o mais simples em termos técnicos aliado ao melhor conteúdo pode ter mais valor para a sua audiência. E quando falamos em qualidade no conteúdo nos referimos ao que se diz, ao tipo de informação que você passa, na confiança com que transmite algo, se tem verdade e clareza, objetividade, coerência e valores que agregam credibilidade ao seu produto.

Pesquisar o conteúdo, assim como saber ao certo para quem você está gravando o vídeo vão ajuda-lo a acertar o alvo. Se você já sabe o que pretende, é hora de planejar, treinar, e finalmente você pode entrar em ação. Gravando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *